IMG-20180322-WA0071

Hoje é o Dia Mundial da Água. Para comemorar a data, a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) elaborou uma vasta programação para conscientização de estudantes para a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos em particular, e o uso racional da água. A programação de atividades de educação ambiental acontece até o final do mês, em todo o Estado.

No Recife, os estudantes que participarem da visita ao Universo Compesa aprenderão sobre os processos de abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgoto, além de dicas de economia de água, com o apoio de maquetes em 3D de navegação simples e interativa. A visita é realizada por meio de uma parceria entre a Compesa, o Espaço Ciência e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

IMG-20180322-WA0070

No próximo domingo, será promovido um grande evento no Parque da Jaqueira, no bairro das Graças. A programação será realizada no Econúcleo da Jaqueira, no período das 13 às 17 horas, e contará com circuito de jogos educativos, ações interativas e uma maquete virtual que apresenta  como é o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e dá dicas de uso racional da água nas atividades do dia a dia.

No dia 27, outra importante mobilização acontecerá no Complexo do Instituto de Educação de Pernambuco (IEP), no bairro de Santo Amaro, Recife, que reúne as Escolas Estaduais Sizenando Silveira, Sylvio Rabelo, Waldemar de Oliveia e Rochael de Medeiros. No horário das 9 às 15 horas, serão realizadas ações de educação ambiental.

IMG-20180322-WA0072

A programação comemorativa ao Dia Mundial da Água ainda se estende a Ilha de Fernando de Noronha. Entre os dias 26 e 29, a companhia promoverá ações educativas e de sensibilização em escolas, estabelecimentos comerciais e rede hoteleira, além de abordagens ao público nos principais pontos turísticos do arquipélago.

Na Zona da Mata, o município de Tamandaré já recebeu ações educativas e palestras.

Toda programação da Compesa divulga a campanha “A água é para Todos. Use com Responsabilidade”, que buscar estimular o consumo sustentável e a preservação das águas. Esse tema está alinhado com a Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário, com foco específico no ODS 6, que visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

O diretor de Articulação e Meio Ambiente da COMPESA, Aldo Santos, disse que o objetivo das ações educativas é mobilizar a população para a construção de uma nova cultura de valorização dos recursos hídricos.

Durante a semana, 600 alunos das redes de ensino estadual e municipal na Região Metropolitana do Recife visitam o Universo Compesa, espaço interativo, digital e educativo que funciona na sede da companhia, no bairro de Santo Amaro.

INTERIOR – O Dia Mundial da Água também será comemorado nas regiões do Sertão e Agreste. No Marco Zero da cidade de Caruaru, a companhia vai realizar uma programação com atividades interativas, circuito de jogos e oficinas de plantio de mudas. A programação acontece das 9 às 17 horas.

Também haverá uma grande ação no Parque Euclides Dourado, em Garanhuns,  com atividades voltadas à temática da preservação dos recursos hídricos, palestras, jogos e dinâmicas educativas. Em Petrolina, foram programadas visitas de escolas das redes pública e privada da cidade à Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória para os alunos participarem de jogos e dinâmicas educativas, palestras, além de conhecer todo o processo de tratamento de água. As visitas serão realizadas até o dia 29 de março.

A Casa Verde Compesa, localizada em Arcoverde, promove uma brincadeira de Caça ao Tesouro Ambiental e visita ao Jardim Sensorial para alunos da rede pública de ensino. Até o fim do mês, a Casa Verde ainda realiza palestras educativas para estudantes.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar