IMG-20180207-WA0082

O furto de aparelhos celulares é uma ocorrência bastante comum em festas e shows com grande aglomeração de público. Assim, para inibir essa prática criminosa, a Secretaria de Defesa Social (SDS) montará postos de cadastros de celulares do Programa Alerta Celular em três prévias realizadas neste sábado e domingo, no Recife e Olinda.
Nos três locais, estaremos com uma equipe capacitada para prestar os esclarecimentos sobre o programa ao público presente, assim como estaremos equipados para realizar, na mesma hora, o cadastro do aparelho. Dessa forma, conseguimos inibir bastante o registro de furtos de celulares nesse tipo de evento?, explica o gerente de Análise Criminal e Estatística da SDS, major Jonas Moreno.
De fácil comercialização e moeda de troca entre os criminosos, os aparelhos telefônicos representam mais de 55% dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) registrados em Pernambuco. Com mais de 101.175 aparelhos cadastrados, o programa Alerta Celular já ajudou as polícias de Pernambuco a recuperar e devolver a seus proprietários 1.200 telefones celulares.
COMO EFETUAR O CADASTRO – Para efetuar o cadastro, é preciso acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br), ir à ferramenta Alerta Celular, disponibilizada no painel Destaque, no lado direito da página. No cadastro, o usuário precisa informar o IMEI – Identificador Internacional de Dispositivo Móvel, que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).
Fotos: Djair Pedro/SDS

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar