IMG-20171204-WA0090
Agrestina participa nesta terça-feira (5) e quarta-feira (6) do IV Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco, que será realizado em Olinda, através da Associação de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco – Astur /PE. O encontro marca o encerramento das atividades do ano de 2017 da Astur-Pe, com vasta programação e participação de diversos municípios do Estado.
O evento se inicia na terça-feira (5) com a apresentação do município anfitrião à todos os outros municípios, seguindo com um momento cultural, e as palestras; “Captação de Recursos”, com Vírginia Lacerda, e “Preservação do Patrimônio”, com o professor, arquiteto, e funcionário da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, Clodomir Barros. O secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, e atual presidente da Astur-Pe, Josenildo santos, destaca a importância de se discutir sobre a captação de recursos, que é uma grande dificuldade dos municípios devido a falta de instrução para a elaboração desses projetos, assim como a preservação do patrimônio cultural e artístico, discussão recente e de extrema importância que vem sendo interiorizada através de cursos e capacitações  pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, que tem a preocupação de preservar a memória do Estado.  “As palestras são importantes para capacitar os gestores e consequentemente contribuir para o desenvolvimento do turismo no Estado de Pernambuco. Essa é a função da Astur; orientar, informar, formar, e proporcionar a troca de experiências”, afirmou.
Após as palestras a programação segue com uma “Mostras Gastronômica”, em um espaço reservado para que os municípios presentes possam apresentar sua gastronomia, ou comercializar seu artesanato, conforme sua preferência.
Outra grande novidade desta pauta é a realização do 1° Encontro de Turismólogos da Astur-PE, que consiste em um novo espaço criado por essa gestão para oportunizar aos profissionais de Turismo, com formação de nível médio ou superior, debater temas acerca da profissão, bem como de levar até os gestores de seus municípios a necessidade e  importância de ter um técnico.  Logo após será realizada a entrega do consagrado prêmio de atuação na atividade turística, Othon Bezerra de Melo, que homenageou a diretora de jornalismo do Globo NE, Jô Mazzarolo, em 2015, e o diretor presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robson Pacheco, em 2016. Nesta edição o homenageado será o turismólogo e gestor da Unidade de Destinos e Produtos Turísticos da Empetur, Gil Marinho.  No segundo e último dia de atividades (6), a partir das 8h, será realizada uma no Sítio Histórico de Olinda, para vivenciar na prática o que foi visto na palestra do dia anterior.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar