monte-das-tabocas

 

Por Marcelo Mesquita

O Monte das Tabocas, localizado no município de Vitória de Santo Antão, é um local de grande importância histórica, pois foi lá que aconteceram as primeiras grandes vitórias dos pernambucanos contra os invasores holandeses. Ao mesmo tempo, o Parque Histórico do Monte das Tabocas tem um grande potencial turístico por conta de sua beleza natural, onde encontram-se dezenas de espécimes da flora e da fauna da Zona da Mata e também pela sua localização estratégica, às margens de rodovias relevantes, como a Rodovia Luiz Gonzaga (BR 232).

Por conta de tudo isso, o Blog Revista TOTAL sugere ao secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras, que seja realizado um estudo técnico com o objetivo de revitalizar o Parque Histórico do Monte das Tabocas, para que volte a ser atrativo para os turistas e também para os estudantes pernambucanos, que precisam conhecer in loco, a bravura dos pernambucanos na luta pela libertação do jugo holandês.

Felipe Carreras tem feito um excelente trabalho para dinamizar o turismo pernambucano, o que já começa a trazer frutos para a economia do Estado. Recente pesquisa divulgada essa semana, aponta o Recife como o segundo destino turístico dos brasileiros, perdendo o primeiro lugar para São Paulo, onde o turismo econômico é muito forte.

Temos certeza que o secretário tomará conhecimento desse nosso pleito e que tomará as providências necessárias para a revitalização do importante e belíssimo Parque Histórico do Monte das Tabocas, porque com um pequeno investimento, teremos um mais um ponto de atração no Interior de Pernambuco, como já acontece com a Feira de Caruaru, o Vale do Catimbau, em Buíque, conhecidos internacionalmente, os Papangus de Bezerros, a Missa do Vaqueiro e tantos outros.

O Parque Histórico do Monte das Tabocas, por sua relevância, não pode ficar restrito às comemorações promovidas por instituições militares no dia 3 de agosto, quando é comemorada a vitória das forças pernambucanas, que obrigaram os invasores holandeses a fugirem, abandonando o local, que era considerado estratégico pelos então dominadores.

É importante lembrar que, nas últimas eleições para a Câmara Federal, os eleitores de Vitória deram ao hoje secretário Felipe Carreras, mais de 2 mil votos, por reconhecerem a relevância de seu trabalho e por entenderem que ele seria um dos defensores dos interesses do município e da população de Vitória de Santo Antão.

1 Comentário

  1. No passado, início da gestão do ex prefeito Elias Lira e após a polêmica sobre o estado do Monte das Tabocas e o possível fechamento do Zoológico da Vitória de Santo Antão. A secretária municipal de turismo apresentou um projeto de criação de um ecoparque no local, que revitalizaria tanto o Monte como criaria e transferiria o zoológico para lá. Talvez seria interessante resgatar esse projeto e estudar a viabilidade dessa antiga ideia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar