Pernambuco planejar 2016 é pensar no imprevisível, diz Secretário da Fazenda, Marcio StefaniO secretário estadual de Planejamento, Marcio Stefanni, rebateu as acusações feitas por deputados da Oposição de que a situação na Zona da Mata Sul está do mesmo jeito de antes das enchentes de 2010. Segundo ele, os moradores daquela região estão bem mais protegidos do que antes das importantes obras realizadas ainda na gestão do então governador Eduardo Campos (PSB).

Stefanni apontou como uma das principais obras que já diminuiu os prejuízos sofridos pela população de cerca de onze municípios, a conclusão da Barragem de Serro Azul, que reteve milhões de metros cúbicos de água, nos meses de maio e junho passados, quando aconteceram pesadas chuvas na região. “Se não fosse a barragem, a população das áreas ribeirinhas iriam sofrer muito mais”.

No projeto encaminhado ao Governo Federal, estão previstas a construção de quatro outras barragens: Barra de Guabiraba, Gatos, Igarapeba e Panelas II. Os projetos foram elaborados, mas as obras não foram iniciadas por os técnicos da União não autorizaram a liberação das verbas, alegando que havia erros nas propostas.

Ele também apontou como outro ponto de muita relevância, a remoção de milhares de famílias que moravam em locais de risco, onde ocorriam enchentes e alagamentos, às margens do Rio Una. Stefanni disse que foram construídas nada menos de 12.131 casas em locais não atingidos pelas águas, para onde as famílias se mudaram.

Além dessas importantes obras, o secretário também falou sobre a dragagem feitas em vários trechos do Rio Una. “O transbordamento do Rio Una causa sérios prejuízos para os moradores ribeirinhos e por isso, foram feitos altos investimentos para a dragagem do rio e também o alargamento do leito em trechos, onde ocorriam estragulamentos, impedindo a rápida passagem das águas”.

Marcio Stefanni também citou o trabalho de reconstrução de cinco hospitais, inclusive o Regional de Palmares, que ficou totalmente destruído, de dezenas de escolas e a recuperação de centenas de estradas, vias vicinais e ruas nas cidades atingidas, além da reconstrução de nada menos de 71 pontes, que foram destruídas. “O Governo do Estado trabalhou com competência e seriedade na tomada de decisões necessárias para a solução dos graves problemas que atingem os moradores daqueles municípios há décadas”, concluiu o secretário Marcio Stefanni.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar