IMG-20170926-WA0009

Na manhã da última quinta-feira (21) foi realizada mais uma reunião da Região Turística Encantos do Agreste. O encontro aconteceu na Academia da Cidade, em Agrestina, e contou com a presença da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Representantes do setor público e privado de seis municípios estiveram presentes, entre eles São Joaquim do Monte, Altinho, Agrestina, Panelas, Cupira e Lagoa dos Gatos. Gil Marinho e Ceci Amorim, da Unidade de Destinos e Produtos Turísticos da Empetur, setor que está diretamente ligado ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT), conduziram a reunião.

O debate acerca da Gestão Municipal de Turismo, o fortalecimento das instâncias de governança, e a estruturação dos municípios foram pauta na reunião. Fazer parte de uma Região Turística é fator decisivo e determinante para que os municípios sejam contemplados com recursos do Ministério do Turismo, através do PRT, que é um instrumento jurídico e canal de captação de recursos de forma direta ou via emenda parlamentar.

Também foi realizada uma orientação acerca das exigências mínimas do Ministério do Turismo para a próxima revisão do PRT, que passará a acontecer a cada dois anos, garantindo que os recursos do Mtur estejam sendo aplicados de forma responsável. Os municípios presentes saíram com a missão de apresentar até o dia 15 de dezembro o regimento de criação do Fórum Municipal de Turismo, do Plano de Ação, que contempla aspectos positivos e negativos de cada município e como fazer para melhorar, e a formação do Conselho Municipal de Turismo.

Gil Marinho discorreu sobre a importância do sentimento afetivo da comunidade com seus espaços culturais. “É imprescindível que o município perceba que seu lugar é bonito e interessante e valorize seus atrativos culturais”, disse.

Ao término do evento, todos os presentes realizaram uma visita a exposição “Você Sabia”, que apresenta fatos históricos e curiosidades de Agrestina, seguindo para o Museu de Arte e Cultura do Agreste Pernambucano, localizado também no município. A próxima reunião está marcada para o dia 27 de outubro em Cupira – PE.

Fotos: Adriano Monteiro e Jocelim Valdemar/ Decom – PMA

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar