IMG-20170829-WA0134
Estudantes, professores e diretores de doze escolas estaduais e de seis gerências regionais do Ensino Fundamental e Médio no Estado, foram agraciados por terem obtido os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEB-PE), no ano passado. Os homenageados em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, ajudaram o IDEB-PE a alcançar a nota de 4,1, superior à nota do índice nacional que foi de 3,5. O índice do ano passado também foi superior ao obtido pelo Estado em 2015, que foi de 3,9.

Na solenidade, o governador Paulo Câmara afirmou que a Educação integra a agenda do futuro. “Estamos satisfeitos com os resultados alcançados, mas cientes de que precisamos continuar a melhora, a avançar. O que foi apresentado aqui, mostra uma evolução muito importante de todas as regiões. E todas essas conquistas são frutos de uma construção que tem dado resultados, que tem mostrado ano a ano a melhoria do ensino público em Pernambuco. Mas também é um resultado que aumenta a nossa responsabilidade em continuar a fazer com que a escola pública seja atrativa, tenha a menor diferença com as escolas privadas e dê condições dos nossos alunos aprenderem e, através da sua dedicação, realizar sonhos. Nós não poderemos resolver a agenda do presente sem pensar e desenvolver a educação. É com a educação que vamos transformar o futuro das próximas gerações”.

HOMENAGEADAS – Entre as escolas da rede estadual, foram premiadas as três unidades com melhores índices nos anos finais do Ensino Fundamental (Brejinho, Jucati e Triunfo) e as três melhores no Ensino Médio ((Escolas Dário Gomes de Lima, em Flores, (6,80), Professor Antônio Pedro de Aguiar, em Orobó (6,78) e EREM João XXIII, em Casinhas (6,69).

Entre as GREs, receberam certificados as três com melhor colocação no Ensino Médio (Gerência Vale do Capibaribe – IDEB-PE 4,95, Gerência Sertão do Alto Pajeú – IDEB-PE 4,54 e Gerência Sertão do Submédio São Francisco – IDEB-PE 4,50).

Já na categoria “municípios”, foram premiados os três (Jucati, Tuparetama e Quixaba) que mais se destacaram nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como os três melhores colocados nos anos finais desse módulo (Brejinho, Triunfo e Quixaba.

Nesse ano, o prêmio incluiu duas novas categorias: as Gerências Regionais com as maiores evoluções durante o ano, com três premiadas (Gerência Recife Sul – IDEB-PE 10,39%, Gerência Mata Norte IDEB-PE 8,44% e Gerência Sertão do Moxotó-Ipanema – IDEB-PE 8,38%,

Também foram homenageadas as três escolas parceiras que integram a rede pública com resultados de destaque, nos anos finais do Ensino Fundamental (Escola de Aplicação do Recife, da UPE – IDEB-PE 7,91, Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, da UPE, de Garanhuns – IDEB-PE 7,03 e Colégio da Polícia Militar, em Petrolina – IDEB-PE 6,71) e no Ensino Médio.(Escola de Aplicação do Recife – IDEB-PE 7,28, Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, da UPE de Garanhuns – IDEB-PE 5,88 e Escola de Aplicação Professor Chaves da UPE, em Nazaré da Mata – IDEB-PE 5,88).

O secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio, ressaltou que os índices pernambucanos vêm, cada vez mais, se destacando nacionalmente. “Hoje é um dia de muita comemoração para a Educação do nosso Estado. A gente tem subido mais um patamar. Pernambuco é o primeiro Estado do Brasil que começa a ter desempenho acima de nota 4 nas escolas públicas da Rede Estadual. Nós já somos oficialmente, pelo MEC, o Estado que tem o melhor desempenho nacional. Mas o que nós mais comemoramos não é apenas a nota, é a evolução. Nós somos o único Estado no Brasil que, nos últimos dez anos, evoluiu todos os anos. E isso é um trabalho que tem que envolver toda a rede. Isso envolve um trabalho muito grande dos professores, dos gestores das escolas, dos estudantes e das famílias, que estão cada vez mais acreditando no nosso trabalho”.

PRIMEIRO NO BRASIL – Pernambuco conquistou, pelo quarto ano consecutivo, o primeiro lugar nacional com a menor taxa de abandono escolar no Ensino Médio. O dado foi divulgado, no último mês de junho, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) através do Censo Escolar 2016. Em 2015, a taxa era de 2,5% e, atualmente, possui taxa de abandono escolar de apenas 1,7%, o que continua apontando as escolas de Pernambuco como as mais atrativas do País.

O segundo Estado com a menor taxa de abandono foi São Paulo, com 4,5%, seguido do Espírito Santo, com 4,6%. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), a Rede Estadual também conquistou o primeiro lugar no ranking nacional, com apenas 1% de taxa de abandono, empatado com o Estado de Santa Catarina.

Alegre, por ter conquistado pelo segundo ano consecutivo, o melhor resultado entre as GRE do Estado (nota 4,95), a gestora da Gerência Vale do Capibaribe, Edjane Ribeiro, parabenizou a todos que fazem a educação de Pernambuco e agradeceu o apoio que o Governo tem prestado às Gerências. “A cada dia, a gente vê mais a necessidade de investir na Educação. Eu sempre digo aos nossos alunos que o único caminho que o jovem tem, hoje, é estudar. E é isso que a gente está fazendo, trabalhando duro para preparar os nossos alunos. E eu quero agradecer, de coração, ao trabalho que o nosso governador vem fazendo nas nossas escolas. Um trabalho que tem feito a diferença, um trabalho de continuidade aos anseios do nosso eterno governador Eduardo Campos”.

CÁLCULOS – Os resultados do IDEB-PE são calculados com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma importante ferramenta para a gestão escolar.

Realizado anualmente, o rankinga companha o desempenho da educação pública no Estado e considera dois critérios, os mesmos usados para o cálculo do índice nacional (IDEB). São eles: fluxo escolar e proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio.

Fotos: Wagner Ramos/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar