IMG_20170821_165041A nadadora pernambucana Etiene Medeiros, que conquistou a medalha de o ouro na categoria 50 metros no nado Costas, no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em julho deste ano, em Budapeste, na Hungria, vai receberem solenidade no final do ano, a Medalha da ordem do Mérito Guararapes, a mais alta comenda concedida pelo Estado de Pernambuco.
O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara (PSB) ao receber no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, a atleta que é a primeira brasileira a conquistar um Mundial em piscina longa. No encontro, o chefe do Executivo estadual destacou o orgulho que Pernambuco sente da atleta e a importância do feito como inspiração para os esportistas de todo o Estado.
IMG_20170821_165232“É um orgulho muito grande receber Etiene. A primeira nadadora brasileira a ser campeã mundial na longa distância. Uma fortaleza que soube tirar das dificuldades as oportunidades e, hoje, é uma referência para o mundo na natação. Ficamos orgulhosos de saber que o esporte contribui dessa forma na vida das pessoas. E é o que a gente quer fazer em Pernambuco: cada vez mais motivar nossos jovens a praticar esportes, inclusive de alta performance, para que tenhamos mais Etienes surgindo em nosso Estado”, afirmou  Paulo Câmara.
O governador também ressaltou a importância de ter sempre educação, esportes e lazer alinhados para avançar na educação dos jovens pernambucanos. “Temos buscado apoiar o esporte em todas as suas modalidades. Estamos recuperando espaços importantes, como o Santos Dumont, que pode ser um grande centro de treinamento de excelência, tanto no atletismo e natação, como nos esportes coletivos. Isso faz parte de uma estratégia para que nossa educação esteja sempre alinhada com praticas esportivas e saudáveis e competitivas e também com nossa cultura.
Etiene, que estava acompanha da mãe, Etiene Pires, contou que os resultados são fruto de muito esforço, do apoio familiar e, também, do suporte oferecido pelo Governo do Estado. “Sempre participei do projeto Bolsa-Atleta, e fico feliz de o governador dar continuidade a esses projetos e de estar incentivando o esporte dentro do nosso Estado. Não somente na capital, mas no Interior também. E a gente torce para que dê certo porque Pernambuco é um berço de talentos”, destacou a nadadora.
O secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, frisou que, somente em 2017, o Governo de Pernambuco contemplou 378 atletas com o Bolsa-Atleta, sendo 54 para a modalidade Natação. “É um número extremamente expressivo e mostra que, mesmo em um cenário de crise econômica, o Governo  dá importância e investe no esporte, porque o esporte não só forma atletas, vencedores e campeões do mundo, ele forma cidadãos. Falar de esporte é falar de disciplina, é falar de ferramenta e de inclusão social”, afirmou Carreras.
Estiveram presentes ao encontro o prefeito do Recife, Geraldo Julio, Diego Perez, secretário-executivo e a superintendente de Esportes e Lazer do Estado, Adriana Salazar, superintendente do órgão, e a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.
 
 
Fotos: Aluisio Moreira/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar