IMG-20170816-WA0090

Há exatamente, quarenta anos, no dia 16 de agosto de 1977, o Mundo era surpreendido por uma notícia bombástica que foi manchete nos principais jornais, emissoras de radio e TV: Elvis Presley, o Rei do Rock, morreu em sua mansão Graceland, na cidade de Memphis, no Tenesse, EUA. A notícia deixou muita gente sem entender, embora os fãs do artistas já esperassem a informação há qualquer momento, porque ele estava com sua saúde abalada, o que era facilmente percebido em suas últimas apresentações o que motivara inúmeras internações. Por conta dessa frequência de internamentos, ele custeava uma UTI permanentemente á sua disposição, no Hospital Batista daquela cidade.
Mas o que importa nesse momento, é reverenciar o extraordinária artista que foi Elvis, com uma voz impressionante e que até hoje, é considerado pela maioria dos críticos musicais como o maior cantor de música gospel de todos os tempos. As gravações de How great thou art, His hand in mine, He walks beside me e American trilogy e tantas outras são insuperáveis. É importante ressaltar que ainda criança, começou a cantar com os cantores negros das igrejas evangélicas em Tupelo, Mississipi, sua cidade natal, e Memphis, onde viveu desde a adolescência.
Durante sua carreira musical, Elvis teve pelo menos seis momentos. Começou cantando música country, copiando alguns cantores, cujas músicas ele ouvia nas emissoras de radio. O mais importante deles para formar seu estilo, na minha opinião, foi Roy Orbinson, que usava muito bem as variações dos agudos aos graves. Depois, ao começar a se mexer em seus shows, passou a cantar o que se chamaria Rock and roll, por conta de seu primeiro sucesso com o uso da palavra: Good rock tonight.  Em pouco tempo de gravações na RCA Victor, então a maior do Mundo, já tinha quase 50 discos de ouro.
Na volta do serviço militar, mudou totalmente de estilo, passando a gravar baladas românticas e versões do clássicos italianos, que conheceu e aprendeu a gostar com o então futuro sogro, pai de Priscilla Beaulieux, na Alemanha. A gravação da versão de O sole mio, It’s now or never, ainda é tocada milhares de vezes por dia. Logo depois, mudou mais seu estilo, passando a cantar com voz gutural, inclusive músicas com cunho de protesto, como In the guetto e Don’t cry daddy,
Finalmente, após a realização de um show em Honolulu, Havaí, que foi a primeira transmissão pela TV para o Mundo via satélite, iniciou uma série impressionante de apresentações, que arrastavam multidões e sempre apresentavam nos locais a placa SOLD OUT. Foram milhares de shows em uma maratona difícil de ser empreendida até por iniciantes. Alguns biógrafos garantem que ele já tinha consciência de que teria pouco tempo de vida e queria se mostrar para o máximo de fãs possível.
Além de todas essas nuances de suas performances, Elvis Presley ainda é considerado como o maior intérprete de música gospel de todos os tempos, tendo gravados hits maravilhosos. Ele sempre fez questão de em todos os shows, cantar duas ou três músicas de caráter religioso.
Hoje, só nos resta agradecer por termos tido o privilégio de ter acompanhado a carreira de um cantor extraordinário, cuja discografia tem números impressionantes e difíceis de serem superados.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar