20150309153113788453e

Depois de seis anos de seca provocada pelo efeito El Nino, em Pernambuco estão se registrando altos índices de chuvas nos últimos dois meses. Alguns casos de gravidade, como os ocorridos em cerca de trinta municípios na Zona da Mata Sul e Agreste, estão acontecendo e para orientarmos os leitores do Blog TOTAL, procuramos o coronel Manoel Cunha, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), para informar como devemos agir nessas ocasiões.
Ele disse que as chuvas são absolutamente necessárias, mas podem causar danos irreparáveis caso não tenhamos os cuidados devidos. Afirmou que as pessoas devem se preocupar durante todo o tempo, não jogando lixo nos canais e rios e evitando plantar árvores de grande porte nas barreiras e encostas. “Com ações permanentes, evitaremos muitos casos de gravidade”, adiantou.

Para os dias de chuvas, o coronel Cunha deu algumas orientações, como não atravessar lugares alagados e com correntezas, não mexer em pontos de eletricidade e se afastar de locais onde haja ameaça de deslizamento de barreiras, desmoronamento de residências ou alagamentos. “Nessas situações, deve-se procurar lugares fora de perigo e pedir orientação de integrantes das Comissões de Defesa Civil Municipais”, afirmou.
Para depois das chuvas, o oficial disse que ao sair de casa, deve-se usar botas ou sapatos para proteção dos pés e não mexer em equipamentos elétricos. “É importante não voltar para casa antes das águas baixarem e de verificar as condições estruturais das residências. Também é muito importante ter cuidado com os alimentos que tenham ficado dentro dágua, descartando os que mostrarem algum problema, fervendo os demais, inclusive água.
Finalmente, o coronel Manoel disse que em caso de qualquer emergência, as pessoas devem pedir ajuda ao Corpo de Bombeiros, através do telefone 193. “Os bombeiros estão sempre prontos para socorrerem as pessoas em qualquer situação”, concluiu

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar