5O5A0558O Governo do Estado está realizando obras nas estradas que ligam o distrito de Bem-te-vi à sede do município de Bonito, no Agreste Central. A área, que é uma das mais importantes produtoras de Banana e Inhame, estava isolada desde as chuvas caídas no final do mês passado. Nada menos de seis comunidades produtoras estavam completamente isoladas.

O governador Paulo Câmara (PSB) vistoriou as importantes ações para a desobstrução dos acessos da região, pois a população estava tendo grande prejuízo porque estava impedida de escoar os produtos que são suas principais fontes de renda. Na oportunidade, Paulo  também visitou os dois abrigos do distrito, conversou com a população e coordenou ações estratégicas de reforço aos serviços de reconstrução e assistência humanitária na cidade.

Câmara disse que todo o esforço será dispendido. “Nós queremos muito trazer a normalidade para os pernambucanos e vamos fazer isso. Aqui, por exemplo, tem muita produção da agricultura familiar que precisa das estradas para o escoamento dos alimentos plantados. E todo o nosso intuito é de ajudar na reconstrução desses acessos. A gente já vê aqui, em Bem-te-vi, um trabalho bem feito de limpeza da cidade, do acolhimento das pessoas que vivem em área de risco”.
O planejamento do Governo do Estado também inclui soluções definitivas para que a população impactada possa contar com moradias livre do risco de novas enchentes. “Vamos fazer também o cadastramento dessas famílias e ver as soluções, que pode incluir o auxílio moradia e construção de novas casas”, destacou Paulo Câmara.

Para restaurar o acesso ao distrito de Bem-te-vi, estão sendo utilizadas desde a semana passada, quatro retro-escavadeiras, duas caçambas e uma patrol. Além disso, o Governo está oferecendo toda a assistência humanitária  com a entrega dos donativos aos desabrigados. Equipes da Defesa Civil também estão visitando a localidade para a avaliação e cadastro das moradias. “Vamos nos reunir no Recife, para discutir ações de curto e médio prazo a serem feitas, para que o distrito de Bem-te-vi e todas as regiões atingidas tenham a normalidade restabelecida e voltem a funcionar melhor do que antes. Essa também é uma determinação nossa”, garantiu o governador Paulo Câmara.

PREJUÍZOS – No distrito, cerca de 56 famílias, que tiveram suas casas atingidas pelas águas, foram acolhidas em dois abrigos provisórios.

Tamires Maria da Silva, de 19 anos, contou como ela e seu filho, Thiago Davi, de 6 meses, estão superando a tristeza de perder a casa. “É muito difícil ter que passar por isso, mas, desde que chegamos, não faltou nada. Recebemos colchão, comida e produtos de limpeza. As pessoas estão nos tratando muito bem”, afirmou.

Para o agricultor Claudemiro Terto, de 36 anos, que teve o transporte dos alimentos de seu plantio prejudicado, disse estar ansioso para a volta ao trabalho. “Eu planto banana e Inhame há mais de 13 anos e mantenho minha família com o dinheiro da venda desses produtos. Com o deslizamento da barreira, que interditou a estrada, nós ficamos sem ter como comercializar nossa produção. A nossa esperança é que o trabalho de limpeza consiga liberar a passagem o mais rápido possível”, disse.

Fotos: Wagner Ramos/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar