Nasceu hoje, a primeira crian212035,475,80,0,0,475,365,0,0,0,0ça no Hospital de Campanha, que foi instalado pelo Exército na cidade de Rio Formoso, na Zona da mata Sul, para atender as pessoas residentes nos 31 municípios localizados nas áreas atingidas pelas fortes chuvas nos últimos dias. O hospital foi implantado pois a maioria dos hospitais e unidades de saúde foi alagada e está impossibilitada de funcionar por conta do estrago nos equipamentos.
Maria Clara da Silva nasceu saudável, segundo garantiram os médicos que fizeram o procedimento. A mãe da criança, Andreza Maria Matias da Silva, de 18 anos, também está passando muito bem e está muito emocionada e satisfeita com o perfeito atendimento que recebeu.
Ontem, o governador Paulo Câmara voltou ao município de Rio Formoso, para acompanhar o funcionamento do Hospital de Campanha. A unidade de saúde do Exército, que começou a atender no última sexta-feira e já contabiliza 1.156 atendimentos, entre consultas, exames, procedimentos e remoções. No local, são oferecidas consultas nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Ortopedia, além dos serviços de Urgência e Emergência.
O governador agradeceu ao Exército e à Prefeitura de Rio Formoso, um dos mais atingidos. “O hospital está funcionando corretamente e a população está sendo muito bem assistida. Quando não dá pra atender aqui, é realizada a transferência de imediato para o hospital mais próximo. Então, essa estrutura está cumprindo sua missão, que é dar esse suporte à saúde de Rio Formoso, enquanto a gente planeja as soluções de curto e longo prazo, como a construção de um novo hospital”, assegurou o governador, que sobrevoou o município para acompanhar o trabalho de limpeza das ruas.
A unidade provisória realizou, até o momento, cerca de 649 consultas, 75 procedimentos médicos, 402 exames e diagnósticos, e 30 transferências. O equipamento conta com a atuação de equipes do próprio Exército e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Ao todo, são 41 profissionais das Forças Armadas e da Prefeitura de Rio Formoso,  clínico geral, pediatra, ortopedista e infectologista, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.
APOIO – A Secretaria Estadual de Saúde opera na garantia da manutenção dos estoques da unidade e da alimentação dos profissionais, além de estabelecer o fluxo de transferências para unidades da rede estadual nos casos de maior complexidade.
O Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Artur Costa Moura, ressaltou que a unidade continuará atendendo Rio Formoso até que a situação se restabeleça. “A previsão é que permaneçamos aqui até que o sistema de saúde esteja adequado ao município. Até lá, continuaremos contando com a estreita colaboração entre o Exército, Força Aérea, Marinha, Governo do Estado e o município, somando esforços para atender a população, que é o nosso bem maior, nas melhores condições possíveis”, afirmou.
Paulo Câmara aproveitou a passagem por Rio Formoso para agradecer também o apoio dos pernambucanos que têm colaborado com a doação dos donativos: “A gente vai conseguir atravessar esse momento com muito trabalho, dedicação e com a solidariedade dos pernambucanos”, frisou.  Os donativos estão sendo recebidos nos quartéis do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
Além do Hospital de Campanha, o município ainda conta com mais sete postos de Saúde da Família em funcionamento, e um Posto de Higiene exclusivo para atendimentos de urgência e emergência. Este último foi a primeira unidade de saúde a receber as vítimas das chuvas em Rio Formoso, e, atualmente, realiza cerca de 70 atendimentos por dia.
CATENDE – Após visitar o Hospital de Campanha, o governador Paulo Câmara seguiu com sua comitiva para o município de Catende, também na Mata Sul. Na cidade, o gestor conversou com a população e comandou ações estratégicas de continuidade à assistência já oferecida nas localidades mais atingidas pelas chuvas.
O coronel Manoel Cunha, comandante geral do Corpo de Bombeiros, que fazia parte da comitiva do governador, disse que a corporação continua atuando em todos os municípios, apoiando as ações de atendimento à população atingida e o trabalho das equipes de Defesa Civil municipais.

Fotos: Wagner Ramos/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar