RP_M0892PEREIRAO governador Paulo Câmara determinou que fosse reforçado e agilizado o esquema de arrecadação e distribuição dos donativos que estão sendo destinados às vítimas das enchentes ocorridas nos últimos dias em mais de trinta municípios da Zona da Mata Sul e do Agreste que estão em estado de emergência. A decisão foi tomada depois de uma reunião no Palácio do Campo das Princesas, da qual participou também a primeira-dama Ana Luiza.

Participaram ainda os coordenadores dos Gabinetes de Crise que estão instalados nos municípios em estado de Emergência. Também foi realizada uma avaliação detalhada de todas as ações desenvolvidas até o momento pela “Operação Prontidão” e foi traçado o planejamento das medidas que serão realizadas nos próximos dias e a longo prazo.

Paulo Câmara afirmou que a reunião foi um relato do que era necessário para os próximos dias. “Foi uma reunião muito produtiva, saímos com vários encaminhamentos que serão tomados à partir de hoje, uma vez que o Gabinete de Crise Central continua funcionando, para que a gente atenda bem aos pernambucanos que foram atingidos pelas cheias”.

Entre os encaminhamentos definidos, o secretário Márcio Stefanni citou o adiamento da cobrança do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para os comerciantes instalados nas áreas atingiadas, o abono nas contas de água pela Compesa à população, a antecipação de duas parcelas do programa Chapéu de Palha para os beneficiários residentes nos municípios atingidos e a contratação imediata de novos fornecedores que estão abastecendo as cidades (colchões, fronhas, travesseiros e outros itens).

Até agora, foram mais de 106 toneladas de alimentos distribuídos pelo Governo de Pernambuco às pessoas atingidas, além de outros itens como 41 toneladas de roupas, 88.800 m² de lonas de proteção, 7.705 kits dormitórios, mais de 6 colchões, 117 litros de água potável e 4.540 kits de limpeza.

O último balanço do Gabinete de Crise Central registra 3.252 desabrigados (abrigados em prédios públicos) e 43.605 desalojados (abrigados em casas de parentes ou amigos).

Fotos: Roberto Pereira/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar