prefeito_ouricuriO jovem empresário Ricardo Ramos (PSDB) assumiu a Prefeitura de Ouricuri e não se intimidou com os graves problemas que encontrou, começando com o débito com os servidores municipais e também com vários fornecedores. Durante a transição, não encontrou as informações necessárias da gestão anterior e assumiu “no escuro”, como definiram as principais lideranças do município.

Em entrevista exclusiva à revista TOTAL, o prefeito falou sobre as dificuldades que encontrou em seus primeiros cem dias de mandato e também, sobre as obras que já conseguiu concretizar apesar da carência de recursos. Anunciou seu slogan “Trabalho e Amor” e também os seus projetos que foram apresentados aos eleitores, durante a campanha eleitoral.

Demonstrando muita capacidade administrativa, como já provou em sua vida particular, montou uma equipe de secretários e assessores eficientes e comprometidos com sua intenção de realizar o melhor para a cidade e seus moradores.

DIFICULDADES – Ricardo Ramos ressaltou que tinha conhecimento dos graves problemas vividos pela Prefeitura, mas reconheceu que não acreditava que fossem tão profundos. “Durante a campanha, nos contatos com as pessoas de todos os pontos da sede ou da área rural, ouvimos muitas reclamações sobre a precariedade dos serviços prestados pela Prefeitura”.

“Quando assumimos, constatamos a falta de cuidado e de zelo para com o patrimônio público e também com a falta de respeito com a população de Ouricuri. Mas, não tivemos medo de enfrentar todos os obstáculos. A população confiou em nossas propostas e estamos preparados para dar uma resposta positiva, trabalhando dia e noite e fazer com que os serviços básicos sejam prestados com qualidade na sede e na zona rural”, afirmou.

Ricardo Ramos disse que durante os últimos anos, a população sofreu com a incapacidade dos gestores de realizarem um trabalho compatível com os anseios da população. “Sabemos que a autoestima de nosso povo está lá embaixo, mas estamos conscientes de nossa responsabilidade. Vamos trabalhar com afinco para promover o desenvolvimento e trazer o progresso e o bem-estar da população”.

SERVIDORES – O prefeito apontou o atraso nos salários dos servidores e a falta de motivação da maioria para continuar trabalhando, como um dos primeiros problemas que enfrentou. “Convidamos a diretoria do sindicato para uma reunião, onde mostramos a real situação financeira da Prefeitura e garanti que o pagamento dos salários em dia seria uma de nossas prioridades”.

“Foi firmado um acordo, parcelamos o débito dos atrasados e já estamos pagando desde fevereiro como ficou acertado. Os funcionários estão motivados e confiando em nossas propostas e isso tem sido fundamental para que possamos oferecer serviços públicos de qualidade à população”, afirmou o prefeito.

O prefeito explicou que está convivendo com uma questão séria, que é o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, pois a folha de pagamento já gasta quase 70 por cento do orçamento municipal e a LRF só permite 54%. Para solucionar o assunto e evitar que a Prefeitura perca a oportunidade de receber os recursos federais e estaduais, Ricardo entrou em contato com o Tribunal de Contas do Estado. “Os fiscais entenderam minhas explicações e estamos procurando uma solução”, acentuou.

Disse ainda, que assim que a Lei permita, vai promover a contratação de diversas pessoas que foram aprovadas em concurso público. “Alguns vereadores entraram com um recurso no TCE pedindo a contratação, mas assim que seja possível, vamos fazer o chamamento, pois diversos setores da Prefeitura estão precisando de trabalhadores para melhorar os serviços”.

SANEAMENTO – No início do ano, existiam mais de 200 pontos de esgotos estourados na cidade e esse foi o primeiro trabalho determinado pelo prefeito, pois a cidade estava uma imundície. “O problema era muito sério e prejudicava a saúde de todo mundo. Fizemos um grande esforço através da Secretaria de Administração e com várias máquinas, fizemos o serviço de desobstrução, atendendo os apelos da população”.

Para que os problemas não voltassem, o prefeito Ricardo Ramos determinou a realização do conserto na Estação de Tratamento no bairro Maria Gorete. “Foi um trabalho muito bem elaborado e que resolveu o problema de uma vez. Essa será uma tônica de nosso trabalho. Fazer as coisas com seriedade, competência para darmos o melhor ao nosso povo”.

OBRAS – Depois de equilibrar e organizar as contas do Município, o prefeito Ricardo Ramos iniciou um programa de obras, com o objetivo de melhorar a mobilidade da população, não só no centro e bairro da cidade, como também nas estradas que fazem a ligação dos distritos e das propriedades rurais. “Aos poucos, vamos atendendo aos inúmeros e justos pleitos, contemplando os moradores com as obras necessárias para melhoria do dia-a-dia da população. Queremos melhorar a trafegabilidade e e valorizar os espaços habitados”.

No centro, o prefeito já determinou que diversas ruas serão recapeadas e outras serão pavimentadas. A primeira a ser beneficiada foi a Rua do Mercado do Povo, no bairro Santo Antônio, que estava praticamente impossível de se transitar. “Essa foi a primeira obra das muitas que fazem parte de um pacote que envolve ruas importantes do centro, dos bairros e dos distritos”, acentuou.
Estão dentro do programa para serem asfaltadas as Ruas Claudino Medeiros, Minervino Damasceno Coelho, Chiquito Coelho, 15 de Novembro e Rodrigo Castor e as Travessas Professor Elias Gomes de Souza e Nossa Senhora do Carmo.

As estradas da área rural também estão sendo beneficiadas pela administração do prefeito Ricardo Ramos. “Sabemos da importância dos distritos e da zona rural, como um todo, para a economia do Município. Pelas estradas vicinais são transportadas as riquezas e por isso, precisam ser recuperadas e com permanente manutenção para que as pessoas e especialmente, os ônibus escolares possam trafegar com segurança e tranquilidade”, afirmou.

O prefeito faz questão de acompanhar de perto os trabalhos de melhorias e já vistoriou as obras na região do povoado de Santa Rita, a na Vila Madalena, além dos acessos aos Sítios Juazeiro, Santana, Serrote e Alto da Aroeira e da Fazenda Bodes.

ILUMINAÇÃO – A iluminação pública também vem recebendo serviços por parte da Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Urbanismo, para dar mais segurança à população na sede, nos distritos e povoados. Atendendo pedidos dos moradores e estudantes, foi iniciada a instalação de oito postes no trecho que liga o bairro Laura Coelho à Capela de São Braz, na parede do Açude Danação.

Os moradores do Povoado do Jatobá também foram beneficiados com o reparo e a troca de mais de 60 luminárias em ruas e praças. “Foram substituídos materiais danificados, lâmpadas queimadas, fotocélulas e reatores, além de reparos nos braços e nas bases”, explicou o prefeito, adiantando que os moradores reclamavam da escuridão há mais de um ano.

“Já elaboramos um cronograma de manutenção que vai atingir todo o Município. Nosso interesse é garantir a segurança e o conforto dos moradores”, adiantou o prefeito.

SAÚDE – O prefeito Ricardo Ramos tem uma preocupação especial com a Saúde da população e iniciou um programa de melhoria das condições de trabalho nas diversas unidades de saúde e quer evitar a ausência dos profissionais e medicamentos em todas as unidades.

Para analisar as condições de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), o prefeito Ricardo Ramos tem feito visitas aos locais para tomar conhecimento da forma como o atendimento é feito, conversando com os médicos, enfermeiros e os pacientes que são atendidos.

“Já visitei as unidades do Jatobá e do Sítio Tamboril. Nosso objetivo é verificar o funcionamento, conhecendo as demandas específicas de cada local, para incrementarmos os serviços. Vamos fazer isso sempre nos postos de saúde, escolas e centros de educação infantil”, adiantou Ricardo Ramos.

COZINHA – Para garantir uma alimentação de qualidade e saudáveis às pessoas mais carentes de Ouricuri, a Cozinha Comunitária vem fornecendo refeições nutricialmente balanceadas. Por dia, estão sendo preparadas 200 refeições para atender aos moradores em situação de insegurança alimentar grave, beneficiários do Programa Bolsa Família e os encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e CREAS.

O equipamento localizado no bairro Nossa Senhora do Carmo funciona de segunda a sexta-feira, das 11:30 às 13 horas. As refeições são comercializadas ao preço simbólico de R$ 2,00. Com a mesma intenção, já foram distribuídas refeições com os trabalhadores do lixão e com as famílias carentes da Vila Bom Jesus.

“A qualidade dos alimentos e o preço acessível fizeram com que a repercussão tenha sido enorme e em pouco tempo, já superou nossa expectativa e consequentemente, já estamos planejando ampliar a capacidade de fornecimento dos almoços”, adiantou Ricardo Ramos.

CRECHES – Juntamente com a primeira dama Eliana Guedes, que é a secretaria de Educação, o prefeito tem feito um grande esforço para revitalizar as creches municipais, dando todas as condições para o funcionamento. “As creches são muito importantes, pois além de melhorarem as condições de vida das crianças, permitem que as mães possam trabalhar com tranqüilidade, sabendo que seus filhos estão bem cuidados e em segurança”.

A Prefeitura fez um grande esforço e conseguiu os recursos necessários para revitalizar as localizadas nos bairros de Nossa Senhora de Fátima e Capela de São Braz. Com a primeira dama, participou da reabertura de ambas e solicitou que a população zelasse pelo patrimônio público. Hoje, quase 600 crianças estão sendo atendidas nas duas creches municipais.

As atividades das creches só começaram no mês de abril, pois as estruturas físicas estavam sem condições de funcionamento perfeito. “A Prefeitura teve de correr contra o tempo para por as creches para funcionar. Felizmente, nosso pessoal tem se esforçado bastante para colocar as coisas em ordem e fazer todos os setores da Prefeitura funcionarem, atendendo ao povo como ele merece”, afirmou Ricardo Ramos.

PARTICIPAÇÃO – Para demonstrar que está verdadeiramente, “vestindo a camisa” da recuperação do Município como um todo, o prefeito Ricardo Ramos aproveitou os festejos do Dia do Trabalhador e, acompanhado da primeira dama, dona Eliana Guedes, e de todo o secretariado e assessores, para um fato curioso e inusitado. Vestiu uma farda de gari e foi para as ruas ajudar na limpeza urbana.

O fato aconteceu no bairro de N. S. do Carmo, onde acompanhou o trabalho dos profissionais que têm recebido muitos elogios da população pela seriedade e competência com que têm feito o serviço.

O gestor explicou que o gesto teve o objetivo de mostrar à população que a Prefeitura está trabalhando com afinco e que as comunidades devem fazer sua parte, evitando de jogar lixo nas ruas e nas praças para manter a cidade limpa e saudável.

“Estamos trabalhando com afinco juntamente com  os secretários municipais para trazermos o progresso e o desenvolvimento para Ouricuri e queremos contar com a participação de toda a população”, concluiu o prefeito Ricardo Ramos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar