img-20170107-wa0018A Revista TOTAL, em parceria com o Blog Revista TOTAL, acertou cerca de 90 por cento de suas previsões feitas para as eleições municipais ocorridas no ano passado, em Pernambuco. O acerto é a continuação de uma tradição iniciada quando o ex-governador Eduardo Campos (PSB) candidatou-se ao Governo do Estado pela primeira em 2006.

Nas primeiras pesquisas de opinião pública, o seu nome apareceu com 3% da preferência do eleitorado. Com base em observações feitas em quase todos os municípios pernambucanos, a equipe montada pelo diretor-presidente da TOTAL, Marcelo Mesquita, percebeu que o então candidato tinha todas as chances de alcançar a vitória.

Ao contrário dos percentuais indicados nas pesquisas seguintes e nas observações de cientistas e analistas políticos, a TOTAL noticiou que Eduardo ganharia as eleições, o que terminou acontecendo.

A partir daí, a TOTAL passou a fazer levantamentos semelhantes e a fazer a divulgação daqueles trabalhos, obtendo impressionantes percentuais de acertos nos pleitos seguintes. As previsões passaram a ser aguardadas com ansiedade pelos candidatos e políticos de um modo geral.

Marcelo Mesquita explicou que a TOTAL não faz o trabalho realizado pelos institutos de pesquisa, que apontam os percentuais do momento em que é feita a pergunta ao eleitor. A TOTAL analisa os apoios que os candidatos recebem e têm chance de conseguir em seguida nos campos político, empresarial, comunitário e sindical. Com base nesses aspectos, apresenta os que consideram favoritos.

No último pleito, a Revista acertou todos os candidatos que iriam para a disputa no segundo turno, além dos vencedores nos mais importantes municípios do Estado como Petrolina, Vitória de Santo Antão, Goiana, Arcoverde, Garanhuns, Escada, Bezerros, Jaqueira, Serra Talhada e Sairé.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar