14705622_960310030773254_5514843150896982947_nVitória de Santo Antão irá voltar a ser a mais importante cidade de toda a Zona da Mata pernambucana. Esta é a grande expectativa da população da cidade e da maior parte do mundo político e empresarial do Estado, após a eleição do deputado estadual Aglaílson Júnior (PSB) para prefeito do município. O futuro gestor venceu a disputa defendendo uma administração moderna, mais enxuta do ponto de vista administrativo, e capaz de atrair investimentos que geram empregos e renda.

Para dar o salto de qualidade que Vitória de Santo Antão espera, Aglaílson conta com o apoio do governador Paulo Câmara. “Aglaílson é preparado e extremamente competente. Estaremos sempre dispostos a ajuda-lo, para que ele consiga tirar do papel os projetos que o povo de Vitória espera. Ele terá nosso total apoio”, afirmou Paulo. Aglaílson Júnior, assim como o pai, o ex-prefeito José Aglaílson, mais é filiado histórico do PSB. A família Aglaílson esteve sempre ao lado do ex-governador Miguel Arraes em várias disputas políticas. Em 2006 eles apoiaram, desde o início, a candidatura de Eduardo Campos ao governo do Estado. “Temos uma grande identificação com Aglaílson, que é um quadro importante e valioso para o PSB. Vitória é uma cidade importante, um grande polo e o partido irá empreender todos os esforços para que ele faça uma bela gestão”, confirma o presidente estadual da legenda, Sileno Guedes.

Aglaílson Júnior garante que vai repetir o estilo do pai, que é conhecido como “Zé do Povo”, por governar sempre ouvindo a população, com atenção especial aos setores mais carentes. “Tive na vida grandes mestres, como o meu pai, Arraes e Eduardo. Aprendi com eles que a política serve para que possamos melhorar a vida das pessoas e que são justamente os mais pobres que dependem ainda mais das ações da prefeitura e do governo”, comenta o novo prefeito de Vitória. Durante a campanha Aglaílson Júnior antecipou que pretende realizar escutas populares nos bairros da cidade, mantendo a conexão direta com os moradores e repetindo o vitorioso modelo de gestão empregado pelo PSB com o programa Todos por Pernambuco, vencedor de prêmios da ONU em democratização de gestão.

O futuro prefeito sabe que irá enfrentar grandes obstáculos em setores fundamentais, entre eles a educação, que sempre foi uma das bandeiras dele na Assembleia. “Precisamos modernizar a educação, estimular e valorizar os professores. Vou procurar pessoalmente o governador para que possamos melhorar o ensino técnico em Vitória de Santo Antão, porque sem qualificação profissional adequada os nossos jovens não irão conseguir entrar no mercado de trabalho”, analisa.

Ele lembra que em nove anos a cidade viu surgir grandes e importantes investimentos, com a chegada de indústrias como a Sadia e a Kraft. “Para que estas empresas viessem fomos para cima. Na época eu estava na Assembleia Legislativa e ao lado de meu pai e de Eduardo Campos trabalhamos muito para assegurar a consolidação do nosso distrito industrial”, lembra. Secretário de Desenvolvimento Econômico durante a primeira gestão de Eduardo, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) confirma os esforços realizados por Zé do Povo e Aglaílson Júnior para a atração de empresas. “Os dois foram fundamentais para que pudéssemos oferecer as condições adequadas e atrair as indústrias”, destaca. Fernando Bezerra assegura que será um aliado do novo prefeito. “Meu gabinete estará inteiramente à disposição do prefeito e da população de Vitória. Aglaílson Júnior e Zé do Povo são dois grandes companheiros, já testados na política e que muito contribuíram para que toda a Zona da Mata crescesse. Em Brasília ele terá um senador amigo e pronto para ajudar no que for preciso”, afirmou.

Saúde- A saúde está entre os principais problemas enfrentados pela população de Vitória. As pesquisas apontam que mais de 90% dos moradores estão insatisfeitos com os serviços prestados nas unidades municipais. Para reverter este quadro o futuro prefeito quer requalificar toda a rede existente, garantindo um atendimento mais digno. Aglaílson Júnior também pretende contratar mais médicos e enfermeiros, diminuindo as filas de espera. “Vamos usar recursos próprios, mas iremos em busca da ajuda do Estado e do Governo Federal. Quando se sabe administrar é possível fazer. Fui presidente da Câmara de Vitória e mostramos que quando há equilíbrio nas contas públicas dá pra realizar muita coisa”, comenta. Aglaílson Júnior foi vereador três vezes em Vitória e quando assumiu a presidência da casa Diogo de Braga fez ações até hoje consideradas revolucionárias: criou previdência, adquiriu carro próprio, renovou o mobiliário e promoveu reforma no prédio. Os salários dos servidores eram pagos em dia e os compromissos com os fornecedores devidamente honrados. Apesar de tantas realizações, ele chegou até a devolver recursos à prefeitura, mostrando que uma administração eficiente também consegue economizar. “Jamais tive qualquer tipo de contas rejeitadas e não tenho nenhum processo seja no Tribunal de Contas ou qualquer outro órgão fiscalizador”, declara.

A feira de Vitória de Santo Antão é uma das mais tradicionais de toda a Zona da Mata. No entanto, hoje comerciantes e consumidores enfrentam grandes dificuldades, pois o lixo acumulado e a falta de ordenamento dificultam o comércio dos produtos. O futuro prefeito, que conhece de perto a realidade local, quer conduzir um amplo programa para reformar e requalificar todas as feiras livres do município. “As feiras são responsáveis por muitos empregos e contribuem de forma decisiva para o sustento dos homens e mulheres do campo. Vou dar uma atenção especial às nossas feiras, para que elas possam atrair mais clientes com qualidade e eficiência”, antecipa.

Durante a campanha eleitoral Aglaílson Júnior dialogou com as mães de Vitória e ouviu delas a necessidade de ampliar os serviços das creches, para que possam trabalhar com tranquilidade, sabendo que os filhos estão bem cuidados. A partir daí nasceu o projeto das Creches Mãe Trabalhadora.  “Vamos identificar em que bairros esta demanda é uma prioridade e implantar as creches. Nossa meta é que as mulheres possam deixar as crianças na creche tendo a garantia que os pequenos serão bem alimentados e bem tratados”, defendeu.

Outro ponto fundamental para a nova gestão que vai começar em janeiro é a infraestrutura. Hoje motoristas e pedestres enfrentam muitos problemas com ruas esburacadas por falta de manutenção e de planejamento na execução do calçamento. “Queremos mudar esta realidade. Vitória precisa ser bem cuidada, para que as pessoas possam circular com mais facilidade e comodidade. Uma via com buracos dificulta e muito o acesso de ambulâncias e ônibus escolares. Eu e minha equipe estamos prontos para enfrentar os desafios que virão pela frente. Sabemos que será uma luta grande, mas temos ao nosso lado a fé em Deus e a confiança da nossa gente”.

DEPOIMENTOS

João Campos: Aglaílson Júnior é um bravo companheiro de PSB. Um político sério e honrado, que jamais traiu o povo de Vitória de Santo Antão. Tenho certeza que ele será um grande prefeito, que vai fazer uma administração voltada para atender as necessidades do povo, porque ele conhece as necessidades das pessoas.

Waldemar Borges: Tive a honra de ser companheiro de Aglaílson na Assembleia Legislativa de Pernambuco e pude acompanhar de perto seu empenho para liberar recursos e projetos para Vitória de Santo Antão. É um político de espírito público elevado e extremamente capaz.

Fernando Bezerra Coelho: Aglaílson Júnior vem de uma família com inúmeros serviços prestados a Vitória e à Zona da Mata. Ele é uma liderança política e tem todas as condições para fazer a cidade melhorar, atrair mais recursos e gerar empregos e renda.

Antônio Figueira: o prefeito eleito de Vitória de Santo Antão, além de um correligionário é um amigo. Político competente, honrado, administrador de empresas formado, sabe como cuidar do dinheiro público e conhece os caminhos para buscar os recursos necessários onde a população precisa.

Paulo Câmara: Aglaílson Júnior herdou do pai a enorme capacidade de diálogo. Tenho a convicção que fará uma gestão ouvindo as pessoas, conversando com elas para definir prioridades e mantendo os pés no chão. Vamos ajudar no que for preciso, para que Vitória de Santo Antão avance na saúde, educação, infraestrutura e em todas as áreas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar