Por Márcio Maia

_DSC1200  O advogado pernambucano André Henrique Gomes da Fonseca, tem como um de suas principais metas como cônsul do Gabão em Pernambuco, ampliar o relacionamento econômico e cultural entre o país africano e o Brasil. “O Gabão é o terceiro país mais rico da África e os dois países têm muito em comum. O aprofundamento das negociações será muito benéfico para ambos em todos os setores”, afirmou em entrevista exclusiva à  Revista TOTAL.
André Fonseca já manteve entendimento com o presidente do Gabão, Ali-Ben Bongo Ondimba, que aprovou o seu projeto e demonstrou total interesse em ampliar o intercâmbio comercial e intelectual entre os dois países. “O presidente Ali Bongo aprovou minha ideia e mostrou total entusiasmo em ampliar o relacionamento entre os dois países em todos os setores. De início, ele me autorizou a entrar em contato com empresas produtoras de açúcar e refrigerantes. Já encontrei empresários interessados e em breve, estaremos mantendo os entendimentos oficiais para a implantação das indústrias”, afirmou.
O cônsul explicou que o Governo do presidente Ali Bongo está oferecendo fortes incentivos para atrair os investidores brasileiros, como 50% de desconto nas contas de energia elétrica, isenção de impostos e taxas por dez anos, inclusive para importação de insumos, e concessão de glebas de até 10 mil hectares. O governo também oferecendo a participação do próprio Governo do Gabão e de empresas gabanesas.
André Fonseca disse que o Gabão é um país muito atraente, com uma estrutura física (solo e clima) muito parecida com a de Pernambuco, além de ter uma forte estabilidade econômica e política, com uma Democracia estabilizada há décadas, desde que o País tornou-se independente da França. “É um País muito bom para se viver, visitar e também para fazer investimentos com retorno garantido”.
A nova estrutura de funcionamento do Ministério das Relações Exteriores implantada pelo ministro José Serra foi elogiada por André Fonseca, que considerou a política adotada pela presidenta afastada, Dilma Rousseff, como muito prejudicial à evolução do relacionamento do Brasil com diversos países. “O governo anterior não se interessou em ampliar as relações do Brasil com países importantes, entre eles o Gabão, sem perceber que essas transações comerciais poderiam ajudar bastante as políticas sociais que estão em funcionamento”, concluiu o cônsul do Gabão, André Fonseca.

VIAGEM – Para mostrar o potencial econômico do Gabão, o cônsul André Fonseca vem mantendo intensos entendimentos com empresários pernambucanos com o objetivo de promover uma viagem de negócios àquele país africano, para investimentos em diversas áreas. As prioritárias são a plantação de cana e produção de açúcar e uma fábrica de refrigerantes.

Depois de algumas reuniões com o embaixador Jacques Michel Moudoute-Bell, a viagem de negócios está definida restando apenas a marcação da data, o que depende da agenda de alguns dos empresários convidados. Lá, haverá encontro com o presidente Ali-Ben Bongo Ondimba, que tem demonstrado grande interesse no incremento do relacionamento entre o Gabão e o Brasil.
“Nesses encontros, tenho mostrado ao embaixador Michel Michel o enorme potencial das relações entre o Gabão e Pernambuco por vários aspectos. O clima e a natureza das atividades empresariais são propícias para um perfeito intercâmbio empresarial. O presidente Ali Bongo já sabe de nossas intenções e já adiantou que vai dar todo o apoio necessário para que o projeto seja implantado e alcance amplo sucesso”, afirmou o cônsul.
Com um vasto currículo, André tem grande prestígio nas áreas empresariais, jurídicas e diplomáticas, o que tem permitido que seus entendimentos tenham alcançado enorme progresso. Também é profundo conhecedor dos aspectos econômicos uma vez que tem forte atuação nos ramos do Agro-negócio e Imobiliário.
“Tenho certeza que vamos proporcionar a realização de grandes negócios, favorecendo os dois países”, afirmou André Fonseca à Revista TOTAL.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar