SANTACRUZ 100 Album DuploNo próximo ,dia 18 , será lançada na sede do Santa Cruz, no Recife, uma coletânea com três volumes, com 400 páginas cada um, contando todos os detalhes dos cem anos da história do clube que é considerado como o “Tricolor do Arruda”. O livro foi coordenado pelo bancário aposentado João Caixero de Vasconcelos, que há décadas é diretor do clube, e contou com a participação dos jornalistas Lenivaldo Aragão, Claudemir Gomes e Zé Neves Cabral, do desenhista Humberto Araújo e do diagramador Deusdedith Antônio, tem ainda depoimentos de alguns dos mais importantes torcedores do clube.
João Caixero disse, em entrevista exclusiva ao Blog Revista TOTAL, que a conclusão dos livros lhe deu uma enorme satisfação, por ter certeza de que está dando às futuras gerações, informações de muita relevância sobre a vida do Santa Cruz. “Foi no Santa Cruz, onde vivi algumas das maiores alegrias de minha vida, assistindo as grandes vitórias do time e também, vendo o seu patrimônio crescer com o esforço de milhares de abnegados, famosos e anônimos”, afirmou o desportista.
O jornalista Lenivaldo Aragão afirmou ter ficado surpreso durante o trabalho de pesquisa por perceber que o texto crescia de forma vertiginosa e o livro ia se tornando praticamente, uma enciclopédia. “Durante meus cerca de 50 anos de jornalismo esportivo, nunca participei de um trabalho como esse. Foram mais de cinco anos de um trabalho profundo, onde todos os detalhes da vida do Santa Cruz foram vasculhados. É realmente, um trabalho de fôlego”, afirmou Lenivaldo que trabalhou na Revista Placar, Diário de Pernambuco e Jornal do Commércio.
Claudemir Gomes, considerado um dos cronistas esportivos mais importantes do Brasil, também mostra entusiasmo com a conclusão do trabalho. “Quando fui procurado pelo meu amigo Joca, nunca imaginei que iria participar de um projeto que reputo como uma das maiores pesquisas já feitas sobre a vida de um clube de futebol. Estou orgulhoso de ter feito esse trabalho”, disse Claudemir, ex-editor de Esportes do Diario.
O outro jornalista esportivo envolvido nos trabalhos é Zé Neves Cabral, também com larga experiência profissional, mas que demonstra surpresa com a dimensão dos textos. “Trabalhamos com muito entusiasmo e realizamos, sem falsa modéstia, um trabalho impressionante e de imensa profundidade”, revelou Zé Neves, que foi editor da Folha de Pernambuco.
Para o diagramador Deusdedith Antônio, ter participado do projeto foi uma experiência inédita. “Eu nunca havia participado da preparação de um livro com tantas informações. Foram incontáveis reuniões entre nós, para a elaboração do conteúdo. Estou certo que foi o trabalho mais importante que realizei em minha vida profissional e que terá repercussão internacional. Desconheço um clube que tenha um livro contendo sua história como esse do glorioso Santa Cruz Futebol Clube”, concluiu o experiente profissional ao Blog Revista TOTAL.

Joao Caixero

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar