Por Márcio Maia

cms-image-000489762Terminou na última sexta-feira (5) o prazo dado pela Justiça Eleitoral para que os partidos políticos realizassem suas convenções municipais para escolhas dos candidatos a prefeito e vereadores. Foram dias de muitas conversações e entendimentos entres os dirigentes partidários para a indicação dos concorrentes, uma vez em muitas cidades, existiam partidos que tinha até três interessados na disputa majoritária. Na indicação dos proporcionais, a confusão foi bem maior.
O governador Paulo Câmara (PSB) já deixou bem claro a estratégia que vai usar até as eleições. Só participará das campanhas dos candidatos a prefeito, nas cidades onde não houver disputa entre integrantes de partidos que fazem parte de sua base eleitoral. Entre as principais cidades onde ele não vai pisar estão Caruaru, Petrolina e Olinda, onde o candidato de seu partido é Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente de avião em plena campanha para a Presidência da República.
Apesar da escolha já ter sido feita, os candidatos ainda não podem fazer publicidade de seus nomes, pois ainda faltam a confirmação por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que analisará a documentação apresentada para dar aprovação, e também a abertura das contas bancárias com o CNPJ de cada um.
Um ponto que está deixando muito candidato nervoso é a análise que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) está fazendo sobre as prestações de contas de centenas de candidatos, que exerceram cargos no executivo nos últimos oito anos e estão com pendência. São os já famosos “fichas sujas”.
TRAIÇÕES – Nesse final de semana, aconteceram inúmeras brigas e discussões por conta do que consideram traição dos que estavam de um lado e, de última hora, passaram para o outro lado. Embora não tenha acontecido nenhuma denúncia oficial até o momento, os comentários e as reclamações indicam que muita gente “virou a casaca” em troca de promessas e até de vantagens pecuniárias.
O TRE e o Ministério Público Eleitoral estão de olho em possíveis irregularidades e já adiantaram que os casos de campanha antecipada com cartazes camufladas serão apurados e, caso aja a comprovação, haverá punição rigorosa, podendo até haver a cassação de candidaturas.
O primeiro caso de violência envolvendo candidatos, aconteceu na cidade de Passira, onde a residência do prefeito Severino Silvestre (PSD), no centro, foi alvo de quatro disparos que atingiram a parede e a porta do terraço. Segundo o próprio prefeito, a casa estava vazia e ele não soube adiantar se os disparos tiveram motivação política. Ele disse que um vigia chegou a ver dois homens em uma moto passando, quando ocorreram os tiros.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar