A greve dos bancários chegou ao final na semana passada e trouxe um grande alívio para a população, especialmente os mais carentes que não têm computador à disposição para resolver seus problemas. Os aposentados também foram os que mais se sentiram aliviados, pois ontem (3) começou o pagamento dos benefícios pelo INSS.
A presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, reconhece que a greve trouxe muitas dificuldades para uma parte da população mas entende que a greve é fundamental para que a categoria consiga alguma reposição salarial, pois os bancários têm muito poder e não têm qualquer preocupação com os seus funcionários. Segundo a líder bancária, os banqueiros só visam os lucros e não se importam com os trabalhadores e com os clientes. Os bancários conseguiram m aumento salarial de 10 por cento em seus vencimentos e algumas vantagens, inclusive com um aumento no percentual sobre os lucros, o chamado PL.
O presidente da Associação dos Funcionários Aposentados do Bandepe (ASFABE), Reginaldo Dias, apesar de reconhecer que uma greve na rede bancária traz muitos problemas para os setores mais carentes da população e, em especial, aos aposentados. Ele disse que a maior parte dos pagamentos dos benefícios é feita na Caixa Econômica e nos Bancos do Nordeste e do Brasil, cujas agências estiveram fechadas no período da paralisação. Segundo ele, nas pequenas cidades do Interior, os problemas se acentuam porque em muitas delas, não existem agências de bancos privados.
Para Reginaldo Dias, a luta dos bancários é muito grande por conta da disparidade de forças, levando-se em consideração que os banqueiros formam hoje, uma categoria de imenso poder e que não se preocupa com os problemas dos seus empregados. “Sabemos dos transtornos que uma greve como essa causa para uma grande parte da população, mas os trabalhadores têm que lutar por seus direitos e, quando não são respeitados, a greve é a última arma a ser usada pelos trabalhadores”, concluiu o presidente da entidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar