A greve dos bancários chegou ao final na semana passada e trouxe um grande alívio para a população, especialmente os mais carentes que não têm computador à disposição para resolver seus problemas. Os aposentados também foram os que mais se sentiram aliviados, pois ontem (3) começou o pagamento dos benefícios pelo INSS.
A presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, reconhece que a greve trouxe muitas dificuldades para uma parte da população mas entende que a greve é fundamental para que a categoria consiga alguma reposição salarial, pois os bancários têm muito poder e não têm qualquer preocupação com os seus funcionários. Segundo a líder bancária, os banqueiros só visam os lucros e não se importam com os trabalhadores e com os clientes. Os bancários conseguiram m aumento salarial de 10 por cento em seus vencimentos e algumas vantagens, inclusive com um aumento no percentual sobre os lucros, o chamado PL.
O presidente da Associação dos Funcionários Aposentados do Bandepe (ASFABE), Reginaldo Dias, apesar de reconhecer que uma greve na rede bancária traz muitos problemas para os setores mais carentes da população e, em especial, aos aposentados. Ele disse que a maior parte dos pagamentos dos benefícios é feita na Caixa Econômica e nos Bancos do Nordeste e do Brasil, cujas agências estiveram fechadas no período da paralisação. Segundo ele, nas pequenas cidades do Interior, os problemas se acentuam porque em muitas delas, não existem agências de bancos privados.
Para Reginaldo Dias, a luta dos bancários é muito grande por conta da disparidade de forças, levando-se em consideração que os banqueiros formam hoje, uma categoria de imenso poder e que não se preocupa com os problemas dos seus empregados. “Sabemos dos transtornos que uma greve como essa causa para uma grande parte da população, mas os trabalhadores têm que lutar por seus direitos e, quando não são respeitados, a greve é a última arma a ser usada pelos trabalhadores”, concluiu o presidente da entidade.

2 Comentários

  1. Os banqueiros brasileiros se constituem em uma categoria privilegiada e que vem se aproveitando da crise nacional. Obtêm lucros exorbitantes cobrando os maiores juros do Mundo, além de altíssimas taxas cobradas pelos serviços que prestam. Nas agências, os clientes sofrem demais com filas enormes por conta da diminuição do número de atendentes nos caixas. Os aposentados são os que mais padecem, pois são obrigados a ir às agências, muitos ficando sob sol e chuva à espera da abertura das portas. O Blog Revista Total está de parabéns por estar denunciando esse abuso do poder econômico.

  2. Quero dar meus parabéns aos bancários e ao Blog Revista Total por terem a coragem de enfrentar os banqueiros, que são os homens mais poderosos do Brasil atualmente. Eles fazem o que querem com seus clientes, cobram taxas exorbitantes e juros estratosféricos desde que o ex-presidente Fernando Henrique liberou tudo dizendo que “o mercado ia fazer o controle e tudo ia baixar”. Os bancários enfrentaram os tubarões e a Revista Total fez as denúncias. parabéns.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar