Inaguracao_bemFacil_Bilhetagem_eletronico_Cabo_RandyAugusto(9)

Inaguracao_bemFacil_Bilhetagem_eletronico_Cabo_RandyAugusto(14)

Inaguracao_bemFacil_Bilhetagem_eletronico_Cabo_RandyAugusto(12)

O Cabo de Santo Agostinho tornou-se o primeiro município da Região Metropolitana, depois do Recife, a implantar a bilhetagem eletrônica em suas linhas municipais. A iniciativa visa modernizar o sistema de transporte público da cidade e proporcionar maior agilidade, planejamento operacional, controle e segurança aos usuários, prefeitura e permissionários. A cerimônia de implantação aconteceu na manhã desta quinta-feira (05/11), na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social, no Centro.

Reunindo diversas autoridades municipais, permissionários, estudantes, rodoviários e representantes da Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco), parceira do projeto, o lançamento foi comandado pelo prefeito do Cabo, Vado da Farmácia, que inaugurou o Posto de Atendimento dos Usuários do sistema de bilhetagem eletrônica e fez a entrega simbólica de cartões BEMFÁCIL a três estudantes e um rodoviário. “Isso é um grande avanço no nosso sistema de transporte público e trará mais controle das receitas e gratuidades. Além disso, vai trazer mais segurança para os usuários e funcionários das empresas, porque os coletivos passam a circular com menos dinheiro”, destacou o gestor.

Atualmente, mais de 30 mil pessoas usam diariamente o sistema municipal de transporte. Inicialmente, serão colocados em circulação os cartões “Trabalhador”, para os funcionários de empresas do Cabo que recebem auxílio-transporte; “Rodoviário”, para todos os operadores das linhas municipais; “Estudante”, para os estudantes da rede particular e estadual, que terão 50% de desconto nas passagens, e “Passe Livre”, que permitirá acesso gratuito a cerca de 8 mil alunos da rede municipal que precisam de transporte para se locomover até as unidades de ensino. Posteriormente, também será disponibilizado o cartão “Comum”, para os demais usuários que desejam utilizar o sistema eletrônico.

A adesão da bilhetagem eletrônica já era um anseio antigo dos usuários e começou a ser debatido discutido há 14 meses entre a prefeitura, a Urbana-PE e as empresas que fazem o transporte regular e complementar. Com ela, haverá troca gradativa dos passes estudantis e vales de papel pelos cartões BEMFÁCIL, que darão acesso às catracas eletrônicas. A expectativa é que até o final do ano a bilhetagem esteja em pleno funcionamento. De acordo com o gerente de Trânsito e Transportes, Márcio Nogueira, as empresas permissionárias já receberam treinamento e deverão implantar em seus veículos o validador e a catraca eletrônica o quanto antes.

O vereador Abel Neto, representando o legislativo municipal, elogiou a iniciativa. “É com muita alegria e satisfação que estamos aqui dando mais um passo para o futuro, pois esse novo sistema, além de facilitar a entrada dos usuários nos ônibus vai proporcionar muito mais segurança”, falou.

“Quero parabenizar a administração do prefeito Vado da Farmácia por esse gesto que significa uma modernização para o transporte coletivo do município. O Cabo está sendo o segundo município da Região Metropolitana, depois do Recife, a adotar a bilhetagem eletrônica”, ressaltou o presidente da Urbana-PE, Luiz Fernando Bandeira de Melo. “Com isso, todos vão ganhar. Vai ganhar o povo, porque entrará de forma mais ágil nos coletivos; vai ganhar a prefeitura, porque terá mais um melhor controle do número de passageiros podendo cobrar melhor os seus impostos, além de poder fazer um processo licitatório para o transporte público. Gostaria de agradecer à toda equipe da Urbana-PE, que tanto se dedicou para que esse dia chegasse”, completou.

“Sem dúvida, esta iniciativa significa um grande avanço para o município. O prefeito quebrou paradigmas e, por uma decisão política e corajosa, atendeu um desejo antigo da população”, enfatizou o secretário municipal de Defesa Social, Luiz Pereira. “Hoje é um momento de grande emoção, pois estamos dando um grande passo para o desenvolvimento de nossa cidade. Parabenizo o prefeito e sua equipe pelo empenho em implantar a bilhetagem eletrônica, que só trará benefícios à população”, comemorou Edinaldo Gomes, conselheiro municipal de Trânsito e Transporte.

Segundo a promotora de justiça do Cabo, Alice Morais, a medida faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no ano passado. O acordo compreenderá também um processo licitatório para exploração do sistema de transporte público da cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade e promover uma maior transparência e equilíbrio nos serviços dos permissionários.

O cadastro dos cartões BEMFÁCIL já está sendo realizado na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social, situada às margens da BR-101 sul, próxima à antiga casa de show Asa Branca. As escolas da rede municipal devem realizar o cadastro dos alunos que precisam de transporte até o próximo dia 13 deste mês. Já as empresas podem solicitar os cartões “trabalhador” para os funcionários até o próximo dia 30. Outras informações pelo telefone 3524-9118 (procurar Márcio Nogueira, da Gerência de Trânsito e Transporte).

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Fechar